Assista ao vídeo abaixo para entender como funciona a base de conteúdos referente a Pós do Instituto Brasileiro de Eng. Estrutural
Com uma metodologia responsável por mais de 8 milhões de m² projetados.
Aperte nas setas abaixo e veja nossas etapas
Essa primeira etapa tem como objetivo fornecer aos engenheiros civis os conhecimentos necessários para realizar o lançamento adequado de estruturas, considerando diferentes tipos de lajes, vigas e edificações, além de proporcionar uma compreensão aprofundada sobre a estimativa das ações verticais, seguindo as diretrizes normativas atualizadas.
Esse é o momento de possuir conhecimentos prático e teóricos necessários para o dimensionamento e detalhamento adequado de pilares, utilizando o software TQS como ferramenta de apoio. São abordados diferentes métodos de cálculo, consideração dos efeitos de segunda ordem local e variação de seção, visando garantir a segurança e eficiência das estruturas.
Essa etapa do projeto proporcionará o conhecimento prático e técnico necessário para realizar o detalhamento seguro e eficiente de vigas, utilizando o software TQS como uma ferramenta auxiliar. Durante o curso, você aprenderá a detalhar diferentes tipos de vigas, como vigas faixa, vigas altas, com variação de seção, base maior que o apoio, entre outros tipos de vigas.
Os participantes aprenderão técnicas específicas de dimensionamento e detalhamento para diferentes tipos de lajes, incluindo lajes maciças, nervuradas e treliçadas. Serão abordados também os aspectos relacionados ao cisalhamento, punção e aplicação das regras de detalhamento estabelecidas pela norma 6118.
Essa abordagem prática permitirá aos participantes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em um projeto real de concreto protendido, ganhando habilidades valiosas para sua atuação profissional na área de engenharia estrutural.
Nesta etapa, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre fundações, compreendendo os princípios de dimensionamento, técnicas de execução e considerações geotécnicas envolvidas. O objetivo é capacitar os participantes a realizar projetos de fundações eficientes e seguras, garantindo a estabilidade das estruturas ao longo do tempo.
Na etapa 12, intitulada “MISCELLANEOUS”, serão abordados diversos pontos importantes para a realização de projetos estruturais.
Os principais tópicos que serão explorados neste momento incluem: Projetos estruturais de Escadas, Reservatórios elevados tipo CXDG, piscinas e cisternas.
Neste momento, os participantes terão a oportunidade de compreender a importância da ATP [Análise Técnica de Projetos] e como realizar uma avaliação.
Serão apresentados os itens mínimos de análise de durabilidade, estado limite último e estado limite de serviço. Será usado como referência as diretrizes da Abece.
Ao final da Pós, você receberá seu diploma de pós-graduação reconhecido pelo MEC.